Jovem faz sucesso com loja móvel de roupas em universidade

Uma loja de roupas na mala do carro, a preços baixos e com modelos exclusivos. Essa é a proposta da ‘Vliese Móvel’, que tem ponto fixo no bandejão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, mas viaja pelas ruas do Rio levando o estilo hippie urbano para aqueles que quiserem ficar na moda. Quem comanda tudo isso é Juliane Vliese, de apenas 21 anos, iguaçuana e aluna de administração de empresas na Rural. Hoje, a loja móvel é a base da renda familiar de sua mãe e dois irmãos pequenos.

A ideia da loja surgiu como uma adaptação às ferramentas que Juliane dispunha: “Eu não tinha condições de arcar com todos os gastos de uma loja física nem online, mas acreditava no meu sonho. Como a minha única estrutura era o carro, pensei no conceito de ‘loja móvel’, onde a roupa vai até as pessoas”. Ela foi até um feirão de roupas de malha, passou 200 reais no cartão de crédito e comprou 30 blusas. “Cheguei no bandejão da Rural, abri a mala do carro e pendurei as roupas em uma cordinha improvisada. Em menos de um dia, vendi todas as peças”, lembrou.

A ‘Vliese Móvel’ surgiu no ano passado, mas Juliane empreende desde muito cedo: “A ideia de construir uma marca, um legado, surgiu em 2016. Desde 2012 eu empreendo no segmento de roupas, mas com uma proposta totalmente diferente”. Ela já teve uma loja online, onde vendia roupas de marcas já conhecidas. Mas, ao identificar uma necessidade no espaço onde estudava, resolveu inovar. “Na área da Rural, o mercado têxtil é muito escasso. Além disso, também tinha outra questão: o preço. Eu queria que os valores coubessem no bolso dos alunos”, contou.

Desde então, 80% das vendas acontecem no campus da universidade. Toda segunda e quarta, na hora do almoço – de 11h30 a 13h –, ela abre a mala de seu carro em frente ao bandejão e expõe as peças, que hoje são 90% de produção própria. “Além disso, temos outros pontos de venda ao longo da semana. A gente avisa onde vai estar pelas redes sociais, na página do Facebook, WhatsApp, e no grupo da Rural no Facebook. Mas, o ‘bandex’ é nosso ponto fixo”, explicou Juliane.

A página da loja no Facebook é um sucesso, com fotos de modelos voluntárias, alunas da universidade, expondo as novas coleções. E não é para menos: desde o início, Juliane conta com a ajuda de Isabella Marçal, de 22 anos, estudante de economia da Rural, que participou da criação da marca e hoje cuida da parte de marketing e vendas da ‘Vliese Móvel’. “Nós ainda não temos um site, mas vendemos online através do Facebook mesmo. O pagamento é via PagSeguro e entregamos para todo o Brasil, pelos Correios”, contou.

As modelos costumam ser voluntárias, alunas da própria Rural | Foto: Divulgação

E não para por aí: além de produzir peças exclusivas, a loja também se propõe a democratizar o manequim, com tamanhos maiores. Ohanna de Oliveira, de 23 anos, é estudante de letras da Rural e cliente da ‘Vliese Móvel’ desde o ano passado. Ela usa roupas em tamanho plus size, e contou que tem dificuldades em encontrar peças que se enquadrem ao seu corpo em boa parte das lojas. “As roupas da Juliane atendem a diversos públicos estilos, até minha mãe compra com ela. Os tamanhos da maioria das lojas são para outro padrão de corpo, que não se encaixa no meu. Na Vliese, eu encontro várias opções”, disse.

 

SERVIÇO
WhatsApp: (21) 99310-2525
Página do Facebook: www.facebook.com/VlieseMovel
Instagram: www.instagram.com/vliesemovel 


Faça Comentários pelo Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *