Enem terá recurso eletrônico para evitar fraudes

O ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou no último dia 27 de setembro que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, terá uma novidade para diminuir o risco de fraudes. Serão usados detectores de aparelhos de ponto eletrônico de ouvido durante a aplicação das provas. O sistema já está em fase de testes em algumas unidades que receberão o exame.

O sistema age em função dos aparelhos que fazem ou recebem transmissão à partir do sinal de wi-fi ou Bluetooth, capturando qualquer tentativa de informações nos dispositivos móveis. “A gente sabe que, infelizmente, um dos métodos mais utilizados em concursos públicos e na aplicação do Enem é o de pontos eletrônicos. Se a gente tem um equipamento que pode detectar esse sinal, vamos inibir e combater essa fraude”, contou o ministro da Educação, Mendonça Filho.

Caso o resultado do experimento seja favorável, Mendonça considera o uso e a expansão deste método para as próximas edições do exame. “Se a aplicação for validada, a gente vai aumentar a amplitude”, disse.

Nesta edição, o Enem acontece em dois domingos seguidos, dias 5 e 12 de novembro.

 

[Foto: divulgação]


Faça Comentários pelo Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *