Jovens de Japeri realizam exposição de fotografia sobre sua região

Jovens de Japeri registraram em fotografias detalhes do visual urbano e rural de seu município. O resultado da iniciativa será apresentado na exposição fotográfica ‘Olhar Jovem Baixada – Engenheiro Pedreira, Um Exercício de Cidadania Planetária’. O evento, aberto ao público, será realizado nesta quinta-feira (27) a partir das 14h,  na praça Olavo Bilac, em Engenheiro Pedreira. A exposição é fruto do aprendizado dos jovens nas aulas de fotografia das Oficinas Criativas de Arte e Cidadania, ação do projeto Baixada para Cima!.

Walter Mesquita, fotógrafo da Baixada Fluminense que já realizou exposições nacionais e internacionais, foi quem ministrou a oficina para os jovens. “A exposição é o resultado final do curso de fotografia realizado pelo projeto Baixada para Cima! para 20 alunos do CIEP 402 Aparício Torelli. A ideia da exposição surgiu junto com os alunos, que queriam registrar o diálogo entre o rural e o urbano na cidade. Serão 35 imagens do cotidiano, expostas em formato de varal fotográfico”, explica Walter.

As Oficinas Criativas de Arte e Cidadania fazem parte de um dos processos de capacitação de jovens do Baixada Para Cima!, projeto co-financiado pela União Europeia, apoiado pela Regione Marche, e coordenado pela instituição italiana Comitato Internazionale per lo Sviluppo dei Popoli (Comitê Internacional para o Desenvolvimento dos Povos) – CISP, e pela Ong brasileira Se Essa Rua Fosse Minha – SER. O Baixada Para Cima! visa aumentar a inserção e a participação ativa de adolescentes e jovens moradores da Baixada Fluminense nos programas de assistência social municipais, estaduais e federais, contribuindo assim para o exercício pleno de cidadania para os setores em situação de vulnerabilidade cultural, econômica e social.

Alguns dos objetivos das Oficinas Criativas de Arte e Cidadania são oferecer oportunidades de qualificação técnica, estimular os talentos, a participação social e o pensamento critico por meio da cultura, como uma maneira de valorizar o potencial criativo dos jovens da Baixada Fluminense. Além de fotografia são oferecidas aulas nas linguagens de dança, circo e teatro. A iniciativa acontece em escolas públicas dos municípios que estão recebendo outras ações do projeto Baixada para Cima!. Em Japeri as oficinas começaram no final de abril.

Nas oficinas os adolescentes e jovens também recebem formação no campo dos direitos humanos, diversidade, políticas públicas e, durante todo processo de convivência e formação, tratam de temas de interesses individuais e coletivos no âmbito dos direitos universais e cultura da paz, produzindo cenas debates para compartilhar com outros alunos da escola. Para o Baixada para Cima! é importante, sempre que possível, que a mediação destas oficinas seja feita por artistas e grupos locais, visando assim contribuir para enraizamento e fortalecimento do tecido cultural de cada território. A culminância das atividades acontece durante a Semana da Cidadania, que acontece em uma das escolas e é aberta à comunidade.

A iniciativa conta com a parceria da prefeitura de Japeri, por meio da secretaria de Assistência Social e dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), e ainda conta com apoio das secretarias municipais e estadual de Educação, Cultura e Direitos Humanos.

Outras informações sobre as atividades do projeto Baixada para Cima! no blog http://baixadaparacima.blogspot.com.br/ou na página do facebook. Telefone 2667-9265. 


Faça Comentários pelo Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *