Bumba Meu Boi – festa da cultura popular em Caxias

Nesta quinta feira (18), um dos eventos culturais mais importantes do país marcou presença na Praça do Pacificador, em Duque de Caxias. Homenageando a cultura do “Bumba meu Boi”, a festa popular foi organizada pelo Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), com apoio do Ministério da Cultura em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Caxias. Até o dia 18 de setembro, a maratona cultural acontecerá em Duque de Caxias, Rio de Janeiro e Niterói.

“Duque de Caxias é uma cidade com raízes nordestinas e com uma cultura popular muito forte. Isso torna este evento e a parceria com a UFF muito valorizada ao trazer para o município grupos do Brasil tão importantes nesta representação”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, André Oliveira.

O “Encontro de Bois” contou com danças e reinvenções modernas e interculturais do Bumba Meu Boi, criando laços de identidade e de superação em suas representações. As apresentações que despertaram a curiosidade e atenção dos caxienses que marcaram presença na Praça do Pacificador ficaram a cargo dos grupos: Boi Floresta (São Luiz – MA); Boi Pintadinho (Miracema – RJ); e Arreda Boi (Santa Catarina). A musicalidade nordestina combinada com o figurino regado a penas e muitas cores trouxe ao público uma originalidade típica dos estados do Nordeste.

“É sempre um prazer participar de eventos em todo o país, representando a cultura do Bumba Meu Boi tão forte no Maranhão”, destacou Beneílton Pereira, devidamente caracterizado do grupo Boi Floresta.

Além das apresentações, a programação contou com cortejos, shows, peças teatrais, cinema, artes visuais e rodas/mesas de saberes que mostraram um Brasil de tradições, religioso, festeiro, além de múltiplo e ao mesmo tempo singular.

“O Festival além do resgate e a manutenção das raízes nordestinas caxienses, traz uma visibilidade importante para cidade, inserindo cada vez mais Caxias nas manifestações culturais que acontecem no nosso estado”, ressaltou o subsecretário municipal de Cultura e Turismo, Beto Gaspari, ao lado do superintendente do Centro de Artes da UFF, Leonardo Guelman.

O Festival Nacional de Cultura Popular – Interculturalidades 2016 prossegue nesta sexta-feira (19/08), às 11h, novamente na Praça do Pacificador, com “A Chegança do Almirante Barroso” que mostrará uma dança dramática popular com origem portuguesa. A performance teatral conta a divergência entre cristãos e mouros.

Confira a programação completa da Maratona Cultura da UFF no site: www.maratonaculturaluff2016.com.br


Faça Comentários pelo Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *