Formas comprovadas de relacionamento com o cliente

Vamos falar de relacionamento com o cliente segundo a metodologia do Canvas.

Assistência Pessoal
Aqui sua empresa pode disponibilizar canais mais diretos e funcionários para o atendimento ao cliente, como call centers, pontos de venda ou e-mail.
Normalmente esse tipo de serviço é custoso e o cálculo a ser feito é o custo do serviço X capacidade de atendimento. Também considere quanto a sua proposta de valor necessita de atendimento pessoal para dar suporte ao cliente.

Assistência Pessoal Dedicada
Nessa situação o atendimento é feito para poucos clientes, normalmente aqueles que têm condições especiais por pagarem mais caro por seus serviços, mas nesse caso seguimos a mesma linha de raciocínio do tópico anterior.

Self-Service
Nesse caso a sua empresa deve criar meios para que o cliente sirva-se por ele mesmo. Temos os exemplos tradicionais dos Magazines, restaurantes self-service, entre outros modelos de negócio.
Serviços
Automatizados
Esse é um pouco mais sofisticado que o anterior. Nessa situação a sua startup cria ou utiliza recursos automatizados para que o cliente obtenha seu produto ou serviço. Máquinas de revenda de doces e refrigerantes, locadoras automáticas como a da Blockbuster, são bons exemplos desse tipo de serviço.

Comunidades
São formas de relacionamento focadas em reunir clientes em torno de um problema que seu produto ou serviço resolve, ou simplesmente para conversarem e acompanharem novidades. Clube Nespresso ou clubes de livros são alguns exemplos.

Cocriação
Busca engajamento do cliente para a criação de novos produtos ou serviços. Essa forma de relacionamento com o cliente tem objetivos mais focados que a anterior. São programas criados pelas empresas que estimulam o cliente a experimentar e opinar sobre inovações que estão sendo criadas, ou até ajudar no processo de criação do produto. 


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