Hospital da Posse amplia horário para receber mais doações de sangue

A partir do dia 25/11, até o dia 29/11 as doações poderão ser feitas das 7:30 às 14h

O banco de sangue do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) vai ampliar o horário de funcionamento em 1h30 na próxima semana. Dos dias 25 a 29 de novembro as doações poderão ser feitas das 7h30 às 14h. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu é aumentar o número de doações para manter o estoque abastecido, principalmente neste fim de ano, quando o número de doadores diminui. A ação faz parte das comemorações pelo Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro.

Esta é a segunda vez no ano que HGNI amplia o horário de funcionamento do banco de sangue. Na primeira ação, feita em junho, 164 bolsas de sangue foram captadas na semana, superando a média de 30 doações por dia que são necessárias para manter o estoque abastecido. A expectativa da direção é que mais doadores compareçam ao hospital. “Nós precisamos ter pelo menos 600 doações por mês para suprir a demanda do HGNI, que é um hospital de trauma e atende casos de alta complexidade diariamente”, reforça o diretor médico da unidade, Lino Sieiro.

O objetivo é aumentar o estoque de sangue para as festa de fim de ano. Neste período o número de doadores diminui e as necessidades aumentam. (Foto: Reprodução/Twitter)

De acordo com a médica coordenadora do serviço de Hemoterapia do HGNI, Neuza Nakamura, outro objetivo da ação é manter o estoque de sangue abastecido para os feriados de fim de ano. “Estamos realizando essa ação a curto prazo já nos preparando para a época de natal e ano novo, uma vez que o número de doações cai neste período e a demanda de atendimentos aumenta. É sempre bom lembrar que uma bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas”, destaca ela.

Para doar é necessário que a pessoa esteja bem de saúde, tenha entre 16 e 69 anos e pese mais de 50 quilos. Não é preciso estar em jejum, mas não poderá doar quem tiver consumido bebida alcoólica nas últimas 24h ou comida gordurosa nas últimas 4h. Menores de idade de 16 e 17 anos também podem ajudar a salvar vidas, para isso é necessária a autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração está disponível no site do Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio). 


Faça Comentários pelo Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *