Mesquita recebe 1° Feira Municipal de Ciências, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade

Os alunos apresentaram projetos com temáticas sobre Educação Ambiental, Bioeconomia, Tecnologia e Inovações em sustentabilidade

Alunos da rede pública de Mesquita tiveram a oportunidade de participar da 1° Feira Municipal de Ciências, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade do município, que aconteceu nesta quinta-feira (24), no Tênis Clube de Mesquita. Durante as exposições, os estudantes apresentaram projetos com as seguintes temáticas: desenvolvimento da cidade, abordando temáticas como Educação Ambiental, Bioeconomia, Tecnologia e Inovações em sustentabilidade.

Com a finalidade de prestigiar o evento, a subsecretária municipal de Educação, Monique Rosa, conta que a feira já começou há alguns dias, com pequenos eventos em cada unidade escolar. “Foi uma iniciativa dos professores de Ciências, para que houvesse uma vivência dos aprendizados de sala de aula. Das feiras específicas, passamos para essa grande feira municipal”, diz Monique Rosa.

Para o coordenador de Ciência e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Mesquita o evento estimula o protagonismo estudantil, além de criar a possibilidade de troca de conhecimento e fortalecimento da divulgação científica do município. Ajuda, também, a praticar as vivências realizadas em sala de aula.

A 1° Feira Municipal de Ciências Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade de Mesquita aconteceu no Tênis Clube do município. (Foto: Prefeitura de Mesquita)

Os melhores projetos apresentados na 1° Feira Municipal de Ciências Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade de Mesquita, poderão concorrer à participação da Feira Estadual de Ciências, no final deste ano. A Comissão Científica da Fundação CECIERJ pré-selecionou três criações dos alunos. Um dos escolhidos foram da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, com a 3ª Lei de Newton sobre Ação e Reação, por meio do Jogo Pac Man e jogo com guindaste, feito pelos alunos, com sistema hidráulico em seringas com água.

Leia também: Moradores de Duque de Caxias ganham mais um ponto de lazer

Entre os outros pré-selecionados nesta quinta-feira (24), estão alunos da Escola Municipal Doutor Deoclécio Dias Machado Filho, com as Teorias Comprobatórias da Terra Esférica, utilizando maquetes, materiais reciclados e lâmpada. Além dos alunos da Escola Municipal Cruzeiro do Sul, com o projeto de robótica de uma lixeira eletrônica acessível, criada a partir de sucata de rádio. E por último, a Escola Municipal Presidente Castelo Branco, com técnicas simples de compostagem caseira.

Durante o evento, também tiveram apresentações de planetário feito pelos alunos da Escola Municipal Ondina Couto, com homenagem às primeiras astronautas mulheres, entre diversos outros trabalhos desenvolvidos pelas escolas da rede pública de ensino fundamental. Todos apresentados pelos próprios alunos, acompanhados de seus professores/orientadores.

 

Faça Comentários pelo Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *